N° 11 - AS PESSOAS POR DETRÁS DE UM PERFUME

Todos nós usamos, diariamente ou quase diariamente, um perfume para o corpo; mas sabe quais são as profissões na indústria da perfumaria, para além do nariz, de que já falámos?

Os principais passos no nascimento de um perfume são: a concepção, a criação, a avaliação dos testes de consumo, a criação da marca, o estudo de marketing e comunicação, e a distribuição que vai até o retalho. Mas quais são as profissões que são indispensáveis a estes processos?

A priori, há o perfumista assistente, ajudante do nariz, que é substituído quando todo o processo é industrializado pelo gestor do laboratório, preparador de perfumes e assistente de laboratório. Nos últimos anos, uma nova profissão tornou-se também popular, o investigador de matérias-primas, sejam elas naturais ou fruto da tecnologia.

Muito importante, na passagem da ideia para a criação de uma fragrância, o responsável é o departamento de marketing, com figuras ligadas à investigação e desenvolvimento de produtos, testes de mercado e relações públicas.

Finalmente, quando se trata da distribuição e venda de fragrâncias, são necessárias figuras como consultores de beleza e perfumes, agentes e gestores de vendas, gestores de lojas e consultores de vendas.

Escrito por Adele

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