N° 10 - VAMOS CONHECER O CRIADOR DE FRAGRÂNCIAS, O NARIZ
Um criador de perfumes é chamado nariz, e nada mais é do que um alquimista com muita criatividade que consegue compor fragrâncias combinando notas olfactivas em harmonia umas com as outras. Esta é uma profissão que teve origem na França do século XVII, quando o mundo do perfume como o conhecemos hoje começou a desenvolver-se.
Desde então até hoje, a profissão do nariz tem evoluído graças à indústria, mas sempre tentando manter um carácter de artesanato e singularidade que só pode ser adquirido através de tradições familiares, ou estudando com um criador de perfumes experiente.
Assim, se por um lado o talento é fundamental, por outro lado é necessária muita formação para reconhecer e ter em mente os odores e fragrâncias naturais e artificiais, e como estes podem ser combinados. Inicialmente, será essencial estudar as matérias-primas em diferentes circunstâncias para compreender como esse aroma pode mudar, por exemplo, em diferentes alturas do dia, ou em diferentes condições meteorológicas. Também é útil associar estes aromas a memórias de infância, e praticar a sua descrição.
Mas qual é o caminho para se tornar um nariz?
Existe uma verdadeira Academia de Perfumes, criada por volta de 1990, que proporciona, como caminho completo, pelo menos 7 anos de estudo e formação, combinando competências com sensibilidade artística.
Um período de formação no estrangeiro será também muito importante, especialmente em Grasse, França, o lar do perfume, e noutros países como o Reino Unido, Estados Unidos, ou o Médio Oriente para alargar os horizontes em termos de bagagem olfactiva.
Escrito por Adele