N° 10 - VAMOS CONHECER O CRIADOR DE FRAGRÂNCIAS, O NARIZ

Um criador de perfumes é chamado nariz, e nada mais é do que um alquimista com muita criatividade que consegue compor fragrâncias combinando notas olfactivas em harmonia umas com as outras. Esta é uma profissão que teve origem na França do século XVII, quando o mundo do perfume como o conhecemos hoje começou a desenvolver-se.

Desde então até hoje, a profissão do nariz tem evoluído graças à indústria, mas sempre tentando manter um carácter de artesanato e singularidade que só pode ser adquirido através de tradições familiares, ou estudando com um criador de perfumes experiente.

Assim, se por um lado o talento é fundamental, por outro lado é necessária muita formação para reconhecer e ter em mente os odores e fragrâncias naturais e artificiais, e como estes podem ser combinados. Inicialmente, será essencial estudar as matérias-primas em diferentes circunstâncias para compreender como esse aroma pode mudar, por exemplo, em diferentes alturas do dia, ou em diferentes condições meteorológicas. Também é útil associar estes aromas a memórias de infância, e praticar a sua descrição.

Mas qual é o caminho para se tornar um nariz?

Existe uma verdadeira Academia de Perfumes, criada por volta de 1990, que proporciona, como caminho completo, pelo menos 7 anos de estudo e formação, combinando competências com sensibilidade artística.

Um período de formação no estrangeiro será também muito importante, especialmente em Grasse, França, o lar do perfume, e noutros países como o Reino Unido, Estados Unidos, ou o Médio Oriente para alargar os horizontes em termos de bagagem olfactiva.

Escrito por Adele

Deixe um comentário

Todos os comentáios são avaliados antes de serem publicados

Shop now

You can use this element to add a quote, content...