Nº 82 - As palavras dos perfumes

Amar um perfume é simples. Podemos fazê-lo porque nos recorda uma memória feliz, ou uma situação que queremos reviver com os nossos pensamentos; porque nos permite viajar para longe com a nossa mente, porque nos faz ter por perto as pessoas que amamos. Mas se amá-lo é simples, descrevê-lo não é.

Descrever um perfume é algo muito difícil. Tal como acontece com a música, no mundo dos perfumes usamos o termo notas, que indica a essência única que compõe uma fragrância; de facto, em cada perfume, encontramos um conjunto de ingredientes misturados para ter uma composição harmoniosa e permitir que a fragrância dure mais tempo. Sabemos que as notas se dividem em notas de topo, a primeira impressão que um perfume nos dá, notas de coração, a parte da fragrância que dura várias horas, e notas de base, a base do perfume composta pelas substâncias menos voláteis.

Para descrever um perfume, portanto, é preciso saborear cada nota, em cada nível, e somá-las para transmitir a sensação certa e a harmonia perfeita.

As notas, portanto, mudam ao longo do tempo e fazem com que a percepção de um perfume mude quando ele é pulverizado; muitas vezes acontece, de facto, que as notas que percebemos assim que o pulverizamos logo dão lugar a novas notas, e a mesma coisa acontece novamente após algumas horas. Isto deve-se precisamente à diferente volatilidade das notas e ao papel que desempenham na composição da fragrância.

E se tentasse descrever a sua fragrância preferida, que palavras escolheria?

Escrito por Adele

Deixe um comentário

Todos os comentáios são avaliados antes de serem publicados

Shop now

You can use this element to add a quote, content...