Nº 81 - As matérias primas por trás das fragrâncias
Já vimos que cada fragrância é composta por essências, por isso vamos agora ver juntos como estas substâncias são extraídas!
Vamos ver quais as técnicas mais utilizadas actualmente: extracção com solventes voláteis, fraccionamento, e destilação; mais uma vez, espremedura, uma técnica adequada no caso das fragrâncias cítricas.
No entanto, o método de extracção varia em função do tipo de matéria-prima a partir da qual as essências são obtidas, e novas técnicas estão a ser introduzidas dia após dia, como a que utiliza micro-receptores para recolher as moléculas à volta das flores, de modo a que o aroma que estas libertam no ar seja capturado.
Mas, uma vez extraída a nossa nota, esta deve ser diluída antes de poder ser utilizada; isto porque uma concentração demasiado elevada destes ingredientes poderia ser irritante e a sua maior presença não garante uma maior fragrância na fórmula final; por conseguinte, apenas causaria um desperdício de matérias-primas.
A diluição, portanto, ajuda as fragrâncias a libertarem-se, tornando-as agradáveis ao nosso sentido de olfacto. Esta diluição ocorre geralmente numa solução composta por 98% de álcool e 2% de água. Mas estas percentagens podem variar e, dependendo da concentração do perfume, teremos eau de toilette (cerca de 10%), eau de parfum (15-18%), parfum ou extracto (de 25% para cima).
E de que é feito o seu perfume preferido?
Escrito por Adele