Nº 80 - A Essência do Perfume
Seja para a pessoa, seja para o lar, dificilmente podemos passar sem fragrâncias nas nossas vidas. E, se pensarmos nisso, cada momento feliz que passamos é caracterizado por um cheiro capaz de nos tornar instantaneamente imensamente felizes. Mas será que já se perguntou o que contêm estes elixires de alegria? Vamos vê-lo juntos!
Os perfumes são uma mistura perfeita de uma base de álcool e água, enriquecidos com essências de origem vegetal, animal ou sintética. Estes ingredientes são misturados de acordo com regras precisas e rigorosas ditadas pela química enriquecida pela criatividade do nariz no comando. De facto, nem todos os ingredientes vão bem juntos, e é tarefa do perfumista encontrar uma fórmula harmoniosa e irresistível.
Mas o verdadeiro carácter de um perfume é dado pelas essências utilizadas. As substâncias mais populares e mais utilizadas no mundo da perfumaria são as florais, como a lavanda ou a rosa, as frutadas, como o limão e a bergamota, e as essências de animais, como o musgo. Mas precisamente por razões éticas, muitas vezes estas notas olfativas que são utilizadas em um perfume, e que encontramos na natureza, são feitas em laboratórios, tornando-se essências sintéticas, permitindo reduzir os custos e proteger o ambiente.
Estas essências permitem dividir as fragrâncias em categorias, dando assim origem a fragrâncias florais, pulverulentas, aromáticas, almiscaradas, frutadas, amadeiradas, cítricas, picantes. E a sua fragrância favorita, em que categoria se enquadra?
Escrito por Adele