Nº 80 - A Essência do Perfume

Seja para a pessoa, seja para o lar, dificilmente podemos passar sem fragrâncias nas nossas vidas. E, se pensarmos nisso, cada momento feliz que passamos é caracterizado por um cheiro capaz de nos tornar instantaneamente imensamente felizes. Mas será que já se perguntou o que contêm estes elixires de alegria? Vamos vê-lo juntos!

Os perfumes são uma mistura perfeita de uma base de álcool e água, enriquecidos com essências de origem vegetal, animal ou sintética. Estes ingredientes são misturados de acordo com regras precisas e rigorosas ditadas pela química enriquecida pela criatividade do nariz no comando. De facto, nem todos os ingredientes vão bem juntos, e é tarefa do perfumista encontrar uma fórmula harmoniosa e irresistível.

Mas o verdadeiro carácter de um perfume é dado pelas essências utilizadas. As substâncias mais populares e mais utilizadas no mundo da perfumaria são as florais, como a lavanda ou a rosa, as frutadas, como o limão e a bergamota, e as essências de animais, como o musgo. Mas precisamente por razões éticas, muitas vezes estas notas olfativas que são utilizadas em um perfume, e que encontramos na natureza, são feitas em laboratórios, tornando-se essências sintéticas, permitindo reduzir os custos e proteger o ambiente.

Estas essências permitem dividir as fragrâncias em categorias, dando assim origem a fragrâncias florais, pulverulentas, aromáticas, almiscaradas, frutadas, amadeiradas, cítricas, picantes. E a sua fragrância favorita, em que categoria se enquadra?

Escrito por Adele

Deixe um comentário

Todos os comentáios são avaliados antes de serem publicados

Shop now

You can use this element to add a quote, content...