Nº 42 – A Osmoteca
A Osmoteca é o primeiro arquivo de perfumes do mundo e da história da humanidade.
Está localizado em Versalhes e contém mais de quatro mil perfumes, oitocentos dos quais já não existem. Este arquivo de fragrâncias foi criado com a intenção de preservar um património mundial e um corpo de conhecimentos para qualquer pessoa interessada no mundo das fragrâncias.
Foi criado em 1988 por Jean Kerléo e outros perfumistas para reconstruir e preservar as fórmulas de perfumes que se tinham perdido ao longo dos anos. O nome Osmothèque provém da união de duas palavras gregas: cheiro e conservação.
O museu conseguiu, graças às competências científicas e técnicas dos técnicos e perfumistas que ali trabalham, recriar em 2007 o perfume que Maria Antonieta de Habsburgo-Lorena tinha utilizado; os perfumes recriados a partir das suas fórmulas são armazenados em recipientes especiais de alumínio e mantidos na cave do museu com ar condicionado a 12 graus Celsius.
A Osmothèque também realiza regularmente numerosas conferências sobre o seu tema relacionado com a compreensão pública da indústria, tendências e a arte do mundo dos perfumes
Escrito por Adele