Nº 41 - Fontes Aromáticas
Para criar as fragrâncias que conhecemos, a perfumaria utiliza numerosos óleos essenciais, absolutos e compostos aromáticos que são obtidos de fontes naturais ou criados artificialmente para reproduzir certos odores.
Estas fontes naturais são geralmente plantas e flores, frutos e ervas ou madeiras e resinas; contudo, alguns ingredientes podem ser demasiado difíceis ou caros de extrair, pelo que são utilizados substitutos sintéticos, como é o caso do almíscar, por exemplo.
Nem todos sabem que as notas não são ingredientes reais, mas descrições de odores precisos que raramente correspondem a um ingrediente exacto!
Existem milhares de fragrâncias no mundo, e o trabalho de agrupá-las está ainda em curso; de acordo com a classificação tradicional, as fragrâncias são agrupadas em famílias olfactivas com base no seu tema principal.
A Société Française des Parfumeurs reconhece 7 famílias olfativas, cítricas, florais, fougère, pulverulentas, lenhosas orientais e de couro, e 47 subcategorias no total.
Escrito por Adele