Nº 39 – Os perfumes possuem uma data de validade?
Um aspecto que influencia grandemente o prazo de validade das fragrâncias é, antes de mais, as matérias-primas que foram utilizadas na sua preparação: de facto, quanto mais naturais forem as notas, mais provável é que as fragrâncias mudem após a abertura, alterando a sua aparência e fragrância; pelo contrário, os produtos químicos podem permanecer inalterados por períodos muito mais longos.
O tempo de mutação de um perfume é de 36 meses, no máximo.
Talvez nem todos saibam que a caixa é a protecção mais importante para o nosso perfume contra o seu inimigo mais poderoso: a luz solar.
De facto, a exposição prolongada desencadeia reacções reais dentro dos elementos que compõem um perfume, na medida em que podem alterá-lo mesmo que o frasco ainda esteja fechado.
Se o frasco estiver aberto, por outro lado, a luz solar pode acelerar ainda mais a decomposição natural dos elementos olfativos e muitas vezes um perfume exposto à luz solar tende a mudar de cor e a tornar-se mais escuro.
Se quisermos compreender se chegou realmente o momento de deitar fora o nosso frasco de perfume, o primeiro teste a fazer é pulverizá-lo: se o perfume já não for bom, então terá um cheiro diferente; se ao fim de algum tempo percebermos então cheiros estranhos, por vezes até ácidos, significa que o perfume expirou.
Escrito por Adele