Nº 38 - Três curiosidades sobre o mundo dos perfumes

Sabe qual foi o primeiro perfume?

Não sabemos exactamente qual foi o primeiro perfume, mas conhecemos o primeiro químico e criador de perfumes do mundo: Tapputi Belatekallim.

Ela nasceu na Mesopotâmia da Babilónia por volta de 1200 a.C.; a história conta que foi ela quem desenvolveu e registou certos métodos para a extracção de perfumes, lançando as bases para toda a arte da criação de perfumes nos dias de hoje

Sabia que o perfume pode ser um afrodisíaco?

Diz-se que Cleópatra conhecia as propriedades do perfume de jasmim e usava-as para seduzir Marco António; de facto, existem perfumes com ingredientes conhecidos por terem qualidades afrodisíacas tais como jasmim, ylang ylang, baunilha ou gengibre e cujo aroma pode provocar atração imediata e respostas sensuais intuitivas!

Sabia que o perfume muda ao longo do dia?

O aroma do perfume muda frequentemente durante o dia, e isto deve-se às notas de topo, meio e base do perfume; quando uma fragrância é aplicada, o pH da pele e as matérias-primas utilizadas fazem com que o perfume mude ao longo do tempo.

As notas de topo são subtis e geralmente não duram muito tempo, durando no máximo uma hora; as notas de coração duram mais do que as notas de topo, aproximadamente uma a seis horas.

As notas base, por outro lado, duram muito mais tempo, até mesmo até 24 horas.

Escrito por Adele

Deixe um comentário

Todos os comentáios são avaliados antes de serem publicados

Shop now

You can use this element to add a quote, content...