Nº 71 - Cuidados com a luz da sua vela

Estamos no coração do Inverno, deixámos passar o dia mais curto do ano, e as tardes estão lentamente a tornar-se mais longas: celebramos esta luz acendendo a nossa vela favorita, perdendo-nos no jogo magnético da sua chama à medida que esta suavemente se agita no ar. Mas quando chegar a altura de o extinguir, qual a melhor forma de o fazer?

O primeiro conselho que lhe queremos dar é nunca soprar numa vela para a extinguir; uma vez que a chama retira alimento do oxigénio no ar, soprar apenas o alimentará. Para o extinguir, portanto, devemos eliminar este ar, e a forma mais imediata é sufocar a chama com um extintor de velas. Desta forma, não criaremos fumo irritante na sala, o que eliminaria todo o cheiro que a nossa vela nos deu.

Mas e se não tivermos um extintor de velas? Tendo visto que o mecanismo para apagar a nossa vela é eliminar o oxigénio de que a chama se alimenta, podemos cobrir a vela com um pequeno pote, para que o ar se esgote e a vela se apague.

Se, por outro lado, quisermos acelerar o processo, podemos usar a ponta da tesoura para dobrar o pavio dentro da cera derretida, que se extinguirá imediatamente. Lembre-se, contudo, de o endireitar imediatamente para que esteja pronto para a próxima utilização!

E lembre-se, antes de reacender a vela, corte a parte mais escura do pavio de modo a evitar produzir demasiado fumo e escurecer o seu frasco de vela!

Escrito por Adele

Deixe um comentário

Todos os comentáios são avaliados antes de serem publicados

Shop now

You can use this element to add a quote, content...