Nº 85 - A Harmonia dos Perfumes: Primavera e Outono
A armocromia é a ciência da análise das cores para melhorar a aparência de uma pessoa com base nas suas características cromáticas, uma ciência que está na moda actualmente.
Funciona a partir da divisão em estações: Outono e Primavera, Verão e Inverno; destas, as duas primeiras são caracterizadas por tons quentes e as segundas por tons frios. Outros factores, como o contraste ou a intensidade, são depois analisados para perceber a que estação do ano cada um de nós pertence e para descobrir que cores nos ficam melhor no vestuário, na maquilhagem e nos acessórios.
Mas e se esta ciência não fosse apenas aplicável ao vestuário, mas também ao mundo dos perfumes, e se pudéssemos dividir as nossas fragrâncias de acordo com a sua estação de origem? Vamos então vê-las juntas, começando pela Primavera e pelo Outono, as estações unidas por tons quentes.
A Primavera é quente, com cores vivas, tonalidades e contrastes sob a forma de notas temperadas. E se quisermos encontrar estes pormenores também em uma fragrância, porque não fazê-lo nos aromas brilhantes, ora cítricos, ora florais, de Cítrico Amargo? Mas se preferirmos imaginar-nos no coração da Sicília, luz verde para Flor de Laranjeira de Taormina, que com os seus aromas nos embalará e nos fará sentir todas as suas notas de bergamota, yuzu e murta!
E para homenagear as profundezas quentes do Outono, podemos escolher Madeira de Nogueira e Briar, para nos deixarmos conquistar pelas notas quentes e amadeiradas do briar e da madeira de nogueira.
Ou então, podemos apaixonar-nos pela Figueira de Elba e deixar que o seu sabor guloso e frutado nos deixe recordar um figo quente acabado de colher.
Escrito por Adele