Nº 75 - A dinâmica por trás da escolha do perfume
Damos muita atenção à escolha das nossas roupas e acessórios, ao nosso penteado, à nossa maquilhagem. E o perfume perfeito que nos pode representar, que permite que outros se lembrem de nós, identificando-nos. As fragrâncias, de facto, têm um poder evocativo muito forte, permitindo-nos percorrer um caminho de memória que tem a sua origem na percepção olfactiva. Mas sabia que existem dinâmicas reais que, inconscientemente, nos guiam na nossa escolha de fragrância?
De facto, se nutrirmos o desejo de nos sentirmos únicos, escolheremos uma fragrância adequada para afirmar a nossa natureza original e diferente das outras, preferindo notas olfativas não convencionais e combinações particulares, tendo sempre em mente o que queremos comunicar com a percepção olfativa que transmitimos aos outros na definição de um verdadeiro traço distintivo.
Se, por outro lado, desejarmos conformar-nos, desenvolver um sentimento de pertença e fazer parte de um grupo, mesmo do ponto de vista olfactivo, escolheremos uma fragrância com notas olfativas mais difundidas e na moda, com combinações que são conhecidas e desejadas por muitos para nos sentirmos semelhantes a figuras que admiramos e para nos sentirmos bem sucedidos.
E vós, que dinâmica seguis na escolha da fragrância perfeita para si?
Escrito por Adele