Nº 74 - Mimosa: um símbolo perfumado de renascimento e conquistas femininas
Aproxima-se o Dia da Mulher. Na Itália, as floriculturas se enchem de mimosas e os cavalheiros se preparam a presentear às mulheres/namoradas/amigas. Mas sabe o que está por detrás deste dia importante, e porque é que a mimosa, a base de tantas fragrâncias delicadas, é o seu símbolo? Vamos descobrir juntos nesta viagem muito curta pela história desta festividade.
O Dia da Mulher foi estabelecido para comemorar as conquistas sociais, económicas e políticas que foram feitas pelas mulheres; mas foi em 1946 que Teresa Noce, Rita Montagnana e Teresa Mattei, ativistas e políticas Italianas, decretaram a mimosa como seu símbolo oficial.
Isto é porque a mimosa floresce precisamente no início de Março, e com a sua cor amarela é um símbolo da passagem da morte à vida, uma metáfora para todas as mulheres que lutaram, ao longo dos anos, para alcançar a igualdade de género, também a capacidade que a mimosa tem de florescer em condições difíceis é também portadora da resiliência que aqueles que as mulheres têm tido na conquista dos seus direitos.
Com o seu baixo custo, provou ser o presente perfeito para todos dar-se ao luxo de celebrar as mulheres nas suas vidas. A proposta de escolher mimosa como símbolo do Dia da Mulher foi posta à votação entre as mulheres da União das Mulheres italianas, quando a flor prevalecia sobre as anémonas e cravos.
No mundo da perfumaria, a mimosa é escolhida em composições pelos seus aromas suaves e pulverulentos com um travo herbáceo; está incluído como uma nota de coração em perfumes porque caracteriza a sua alma, tornando-os inconfundível. Se também gosta de mimosa, esperamos que depois deste breve viagem através da sua história vai amá-la ainda mais e dá-la às mulheres do seu coração com uma nova consciência.
Escrito por Adele