Nº 74 - Mimosa: um símbolo perfumado de renascimento e conquistas femininas

Aproxima-se o Dia da Mulher. Na Itália, as floriculturas se enchem de mimosas e os cavalheiros se preparam a presentear às mulheres/namoradas/amigas. Mas sabe o que está por detrás deste dia importante, e porque é que a mimosa, a base de tantas fragrâncias delicadas, é o seu símbolo? Vamos descobrir juntos nesta viagem muito curta pela história desta festividade.

O Dia da Mulher foi estabelecido para comemorar as conquistas sociais, económicas e políticas que foram feitas pelas mulheres; mas foi em 1946 que Teresa Noce, Rita Montagnana e Teresa Mattei, ativistas e políticas Italianas, decretaram a mimosa como seu símbolo oficial.

Isto é porque a mimosa floresce precisamente no início de Março, e com a sua cor amarela é um símbolo da passagem da morte à vida, uma metáfora para todas as mulheres que lutaram, ao longo dos anos, para alcançar a igualdade de género, também a capacidade que a mimosa tem de florescer em condições difíceis é também portadora da resiliência que aqueles que as mulheres têm tido na conquista dos seus direitos.

Com o seu baixo custo, provou ser o presente perfeito para todos dar-se ao luxo de celebrar as mulheres nas suas vidas. A proposta de escolher mimosa como símbolo do Dia da Mulher foi posta à votação entre as mulheres da União das Mulheres italianas, quando a flor prevalecia sobre as anémonas e cravos.

No mundo da perfumaria, a mimosa é escolhida em composições pelos seus aromas suaves e pulverulentos com um travo herbáceo; está incluído como uma nota de coração em perfumes porque caracteriza a sua alma, tornando-os inconfundível. Se também gosta de mimosa, esperamos que depois deste breve viagem através da sua história vai amá-la ainda mais e dá-la às mulheres do seu coração com uma nova consciência.

Escrito por Adele

Deixe um comentário

Todos os comentáios são avaliados antes de serem publicados

Shop now

You can use this element to add a quote, content...