Nº 68 - Educando-nos para sentir

Quando sentimos um perfume, fazemo-lo não com todo o nariz, mas com o epitélio olfactivo, um conjunto de células localizadas na parte superior da cavidade nasal.

Poderíamos distinguir mais de dez mil cheiros diferentes com o nosso olfacto, mas na vida quotidiana utilizamos apenas uma pequena parte desta capacidade. Sabia, no entanto, que é possível educarmo-nos e formarmo-nos para melhorar esta capacidade?

O nosso nariz pode habituar-se aos aromas, impedindo-nos de os cheirar ao máximo; para saborear ao máximo um perfume, então, seria melhor cheirar apenas um de cada vez, num ambiente onde não houvesse outros cheiros. A manhã, então, é a melhor altura para descansar o nariz e estar pronto para perceber qualquer nota.

Se estamos a experimentar pessoalmente perfumes, o conselho é pulverizá-los numa mouillette, aproximando-os e afastando-os repetidamente do nariz.

Do mesmo modo, quando temos de cheirar vários deles juntos, é aconselhável fazer pausas entre um e outro, para que o nosso olfacto possa recuperar e não chegar ao ponto em que já não reconhecemos nenhum deles.

Finalmente, quando captar uma fragrância, feche os olhos e concentre-se nas suas emoções e na sua percepção dela!

Escrito por Adele

Deixe um comentário

Todos os comentáios são avaliados antes de serem publicados

Shop now

You can use this element to add a quote, content...