Nº 61 - O papel do Perfume ao longo da história
O perfume tem uma génese muito antiga, e ao longo da história a sua função mudou com os séculos em mudança; façamos juntos uma curta viagem através da vida do perfume.
No tempo dos antigos egípcios, os óleos perfumados, pomadas e bálsamos eram manchados no corpo pelas mulheres numa espécie de ritual de sedução, enquanto na Grécia Antiga, os óleos perfumados e pomadas eram utilizados para a higiene pessoal e tornaram-se muito populares em Atenas devido às suas virtudes terapêuticas.
A história do perfume evoluiu muito durante o período florescente do Império Romano; os patrícios desfrutaram de momentos intensos de relaxamento nos banhos durante os quais eram massajados com perfumes misturados com óleos.
As mulheres usavam perfumes para o cuidado e beleza do corpo; colocavam uma mistura de ervas perfumadas e flores nos seus cabelos: ao sol esta mistura derretia e perfumava todo o seu cabelo.
Na Idade Média, a história do perfume conheceu um ponto de viragem essencial: a destilação do álcool foi descoberta, que substituiu o óleo na composição das fragrâncias. E foi durante a Renascença que a baunilha, cacau, canela, tabaco, pimenta e outras matérias-primas de primeira qualidade começaram a entrar nas fileiras dos ingredientes mais apreciados.
Escrito por Adele