Nº 44 – O Segredo para provar da melhor forma um perfume
Perceber e reconhecer um certo cheiro é realmente um trabalho duro para o nosso cérebro, que activa certos mecanismos de protecção para evitar de não os reconhecer da melhor maneira.
Precisamente por causa disto, acontece que deixamos de perceber o perfume que normalmente usamos ou o cheiro do ambiente que nos rodeia e quando testamos diferentes perfumes um após o outro, após algum tempo parece-nos que são todos iguais.
De facto, basta cheirar duas ou três fragrâncias diferentes para que a forma como o nosso nariz percebe cada cheiro mude; pode, portanto, acontecer que um perfume de que não gostávamos de repente pareça bom, e vice-versa: fragrâncias mais persistentes saturam os receptores olfactivos, tornando-os menos eficientes.
Como despertar então o nosso nariz? Algumas sugestões podem ser respirar o cheiro neutro da nossa pele, beber um copo de água, sair e respirar ar limpo durante alguns minutos, ou cheirar café: parece que isto ajuda a repor a nossa percepção olfactiva, permitindo-nos voltar a distinguir cada cheiro individual da melhor forma possível.
Escrito por Adele