Nº 43 – Perfume e Corpo Humano
O perfume é percebido pelo aparelho olfactivo do homem e dos animais em geral e pode funcionar como um estímulo, consciente ou inconsciente, para experimentar memórias, emoções, necessidades ou necessidades.
O olfacto é o mais instintivo e espontâneo de todos os sentidos: através dele, o nosso cérebro pode, numa questão de milisegundos, rotular cada cheiro de acordo com as emoções que produz; esta classificação também pode ser influenciada pela nossa cultura e educação, e pode acontecer que cheiros que amávamos particularmente quando éramos crianças já não nos agradam, e vice-versa.
Quando falamos de linguagem corporal, pensamos frequentemente em gestos, postura ou expressões faciais; mas para além destes sinais, cada um de nós também utiliza fortemente o olfacto, um sinal importante desde tempos imemoriais.
O mesmo se aplica a um perfume: acontece frequentemente que reconhecemos pessoas que nos são queridas pelo perfume que normalmente usam, e que quando o cheiramos em outra pessoa, essas notas nos fazem pensar nelas!
Escrito por Adele