Nº 38 - Três curiosidades sobre o mundo dos perfumes
Sabe qual foi o primeiro perfume?
Não sabemos exactamente qual foi o primeiro perfume, mas conhecemos o primeiro químico e criador de perfumes do mundo: Tapputi Belatekallim.
Ela nasceu na Mesopotâmia da Babilónia por volta de 1200 a.C.; a história conta que foi ela quem desenvolveu e registou certos métodos para a extracção de perfumes, lançando as bases para toda a arte da criação de perfumes nos dias de hoje
Sabia que o perfume pode ser um afrodisíaco?
Diz-se que Cleópatra conhecia as propriedades do perfume de jasmim e usava-as para seduzir Marco António; de facto, existem perfumes com ingredientes conhecidos por terem qualidades afrodisíacas tais como jasmim, ylang ylang, baunilha ou gengibre e cujo aroma pode provocar atração imediata e respostas sensuais intuitivas!
Sabia que o perfume muda ao longo do dia?
O aroma do perfume muda frequentemente durante o dia, e isto deve-se às notas de topo, meio e base do perfume; quando uma fragrância é aplicada, o pH da pele e as matérias-primas utilizadas fazem com que o perfume mude ao longo do tempo.
As notas de topo são subtis e geralmente não duram muito tempo, durando no máximo uma hora; as notas de coração duram mais do que as notas de topo, aproximadamente uma a seis horas.
As notas base, por outro lado, duram muito mais tempo, até mesmo até 24 horas.
Escrito por Adele