Nº 99 - Facetas Olfativas
Sabe o que são as facetas olfactivas? As facetas olfactivas são as categorias em que são agrupadas as matérias-primas utilizadas na composição de uma fragrância.
Esta classificação, que foi introduzida no final do século XIX por Eugène Rimmel, ajuda a selecionar e a comparar as diferentes substâncias utilizadas nas fragrâncias.
Uma vez que cada perceção olfactiva é subjectiva, as nuances olfactivas podem variar de acordo com a empresa ou os profissionais que as oferecem, mas, em geral, as nuances principais são as mesmas.
Vamos descobrir juntos quais são! Âmbar, caracterizado por nuances sensuais e acariciantes, envolventes e elegantes; Cítricos, compostos por citrinos, sejam eles mediterrânicos e mais tradicionais, como a bergamota, o limão, a tangerina, a laranja e a toranja, ou mais exóticos, como o kumquat, a lima e o yuzu. Verde, constituído por todas as tonalidades da cor verde, desde a folha à flor, passando pelas famílias florais; aromático, constituído por ervas como o tomilho, o manjericão, a salva, o alecrim, a menta e até notas de chá.
É uma faceta natural e fresca capaz de dar um toque campestre a qualquer composição.
E tu, conheces outras facetas olfactivas?