Nº 47 - A composição do Perfume

O perfume não é mais do que um acordo harmonioso entre essências que se complementam. As matérias-primas utilizadas para compor uma fragrância são escolhidas e misturadas de acordo com dois princípios: persistência e intensidade.

A persistência é a capacidade de um odor persistir com o tempo; quanto mais pesadas as moléculas, mais lentamente evaporam e são portanto capazes de manter a densidade do odor. Do mesmo modo, uma maior concentração da essência assegura uma maior persistência.

A intensidade, por outro lado, é a força através da qual a essência pode alcançar os nossos receptores olfactivos; depende do tipo de matéria-prima utilizada: notas cítricas, por exemplo, o nariz sente imediatamente, mas são também as mais evanescentes.

De acordo com estes dois princípios, a estrutura de um perfume está dividida em três níveis: notas de topo, as que chegam primeiro ao nariz e inflamam os nossos sentidos com a sua frescura, mas que são fracamente persistentes; notas médias, que criam o chamado rasto de um perfume; e notas de base, a verdadeira personalidade de um perfume, que persiste por muito tempo e dá vida à memória olfativa.

Escrito por Adele

Deixe um comentário

Todos os comentáios são avaliados antes de serem publicados

Shop now

You can use this element to add a quote, content...