Nº 101 - A Psicologia do perfume

Todos nós adoramos o mundo dos perfumes, e cada um de nós tem uma fragrância do coração. Mas sabia que existe uma verdadeira psicologia do perfume?

A psicologia do perfume foi fundada no poder que as fragrâncias têm e na psicologia do olfato, ou seja, o efeito que uma determinada fragrância tem na nossa psique e no nosso sistema nervoso. Certos aromas, de facto, são capazes de conversar com o nosso inconsciente, como as madeiras, as especiarias, as flores e certas resinas.

Mas tudo isto não é novidade: desde sempre, filósofos e poetas construíram teorias em que esta correlação entre o cheiro e a psique humana era mencionada, embora sem qualquer fundamento seguro. E foi apenas há alguns anos que um grupo de estudiosos realizou uma importante experiência, chegando a demonstrar como a associação entre cheiro e estado de espírito pode levar cada um de nós a recordar, em momentos sucessivos, a própria perceção desse cheiro.

Este facto tem um poder muito forte e pode permitir que o estado de espírito das pessoas passe de emoções negativas a emoções positivas. Cada um de nós é poderosamente condicionado pelos aromas que sempre caracterizaram as nossas vidas, e a psicologia das fragrâncias visa precisamente investigar esta profunda correlação.

E tu, sabias? Deixe-nos saber nos comentários!

Escrito por Adele

Deixe um comentário

Todos os comentáios são avaliados antes de serem publicados

Shop now

You can use this element to add a quote, content...